quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PATRONO DO TEATRO MUNICIPAL DE NATAL

SANDOVAL CARLOS WANDERLEY, natural  de  Assu-RN, nascido em    27 de setembro de 1893. Jornalista, político (prefeito de Natal, deputado estadual e vereador em Natal), poeta, ator, diretor e dramaturgo e patro do teatro municipal de Natal.  Ele sempre esteve ligado ao teatro, participando de vários grupos e fundador do Conjunto Teatral Potiguar (1941) e do Teatro de Amadores de Natal (1951).

Começou como ator nos grupos amadores da cidade mas logo depois passou a dirigir seus próprios espetáculos. Sandoval escrevia, dirigia, escolhia o figurino, os cenários e ensaiava os atores. No seu pequeno Teatro, nos altos de uma casa numa esquina da rua Voluntários da Pátria 

Racine Santos, que é um estudioso da sua obra, registrou 31 peças escritas por ele; mas sabe-se que escreveu muito mais. Ainda segundo Racine Santos, Sandoval Wanderley “…alcançou seus melhores momentos na comédia. (…) uma carpintaria ágil, domínio exato do tempo e um diálogo coloquial e espontâneo constituíam o segredo de suas comédias.”


Morreu em  Natal-RN, no dia  10 de julho de 1972, aos 79 anos, e fez teatro enquanto aguentou, enquanto a doença não o impediu. Sandoval Wanderley deixou um espaço impreenchível no teatro desta cidade e uma grande saudade no coração dos que o conheceram.
FONTE - INTERNET E O LIVRO 400 NOMES DE NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO